quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Só porque é diferente?

        Vivemos numa sociedade dominada por um gosto imposto, calças jeans, sapatos all-star, tênis da nike, iphone ou qualquer dos mp de 1 a 3000000000 nos ouvidos, ouvindo uma música qualquer (Geralmente forró, pagode, heavy metal, happy rock, emocore...) as meninas com belas maquiagens belas roupas etc. E de repente, em uma avenida grande de uma cidade grande qualquer aparece isso...
               Não adianda dizer que não é, pois isso é estranho!

      Um indiano com a barbona tecida em duas tracinhas vai muito além da nossa concepção de feio e bonito certo? Ou vai me dizer que você não imaginou quantos espécimes de piolho existem nessa barba? Coitada da mulher desse cara, deve ir para o hospital quase todo mês para tomar remédio contra infecções causadas por piolho.
       Um ser desses nas ruas de Fortaleza (onde eu moror) seria tachado de louco, seria um repelente para as mulheres sãs, e um atrativo pra os golpistas dos sexos masculino, femino e intermediário. Pois ao ver essa a imagem, a mente das pessoas no geral vai gerar dois chavões:    
   
        1- "Cara maluco!"
        2 - "Deve ser turista. Turistas são sinônimo de dinheiro. Vamo roubar ele!!!"    
      
       Porque isso ocorre, existem vários motivos, acredito que o maior deles seja a própria mídia, que influência muito no mundo moderno. Por causa da mídia, ou por causa de gerações e gerações surgem preconceitos e conceitos firmados, que podem influenciar na opinião sobre o que é diferente.  
       O que são preconceitos e conceitos firmados?
        Preconceito: Quando não se conhece bem algo, ou quando algo não agrada surgem ideias distorcidas na mente, daquilo a que se não se agrada. Ou pode ser uma ideia de algo que surge antes mesmo de conhecer o que aquilo é na verdade. Na pior das hipóteses o preconceito pode se tornar uma aversão.  
        Conceito Firmado: Muito confundido com o preconceito, isto é trágico. Pois o conceito firmado, na verdade, não se trata necessariamente de um bloqueio mental, conceitos firmados envolve respeito. Por exemplo, eu tenho minha opinião sobre bandas coloridas, ou minha opinião sobre religião e minha opinião sobre ciência, isso é meu conceito firmado atual, que pode mudar, isto é óvio, leando em conta que sou um ser humano, uma criatura mutável e limitada. Mas você também tem sua opinião, seu conceito firmado, e você pode se manter firme na sua opinião sem se preocupar com a minha opinião.Todos tem o direito a ter uma parcela da verdade, você pode não gostar de uma coisa, como eu também posso, e isso quer dizer que: Você, e eu, tem o direito de fazer o que quiser e pensar como quiser na hora que lhe bem aprolver, o que você não pode fazer é discriminar, ou ter aversão a outra pessoa por que ela é de opinião diferente.
      Você tem o direito de persuadir alguém a mudar de opinião ou de forma de viver, da mesma forma que tem o direito de ser indiferente, da mesma forma que você pode mudar de opiniãose for persuadido por alguém que tenha uma opinião, que você ache, mais forte. O que eu não posso fazer é sair por ai querendo obrigar a todo mundo a viver da forma que eu quero, não sou ditador e nem um tipo de deus pra fazer isso, aliás nem Deus quer obrigar ninguém a fazer boas escolhas ou más escolhas, se tem uma coisa que Deus respeita é o próprio livre-arbítrio que ele mesmo nos deu.          
      Só por que algo é diferente não quer dizer que seja tão terrível assim. Ora, talvez o modo de vestir ou o modo de caminhar de alguém cause-lhe algum tipo de aversão, será que vocÊ mataria essa pessoa para acabar com esse imcomodo?  Antes que alguém me diga: "Mas você só faz perguntas fortes!" Sim eu faço perguntas fortes quando o assunto é sério, faço afirmações fortes quando a ocasião pede toda a minha seriedade, várias pessoas fazem isso , essas pessoas sempre arranjam desculpas a partir dos próprios argumentos feitos para escapar, mas talvez se eu fizer essa pergunta elas ao menos pensem um pouco, e cheguem pelo menos no dia de amanhã a conclusão de como não respeitar o diferente é ruim, responda para si mesmo por favor: Se você tivesse um filho e seu filho fosse homossexual, você gostaria que espancassem seu filho por ele ser homossexual? Acho que sua resposta será Não! mas se for Sim! Acho que você tem sérios problemas de caráter e mentalidade...
    O prenconceito é terrível, porque a maioria dos governantes (me perdoe o termo) de antigamente eram burros, ou pior, eram muito inteligentes, a ponto de "estupidificar" a população, por causa de preconceitos incitados na população estúpida gênios foram perseguidos, pessoas inocente foram mortas e torturadas...
     O preconceito tirou gênios do Brasil na época da ditadura, gênios esses que poderiam contribuir HOJE para o crescimento do país.
      Eu fico puto quando alguém, cabeça dura, julga outra pessoa por causa de uma ou duas diferenças que ela tenha, quem faz isso segue a mesma lógica de zoar um cachorro por ser um cachorro, ou um gato por ser um gato, não tem sentido algum.
     Ora, e se você não for com a cara daquilo, indiferença é o que há, pessoas dizem que indiferença é ruim, mas não se importar com certas coisas nos ajuda a ter respeito por elas, ajuda a não desenvolver aversões.
     Exemplo: tenho minha visão política, minha visão de mundo, meu gosto musical. Porque eu não gosto de algo vou sair por aí descendo o pau em quem gosta de coisas diferentes das quais eu gosto? Não, claro que não, apesar de eu achar muito tosco aquelas bandas coloridas, e achar lorotas muitas das coisas que os políticos dos partidos socialistas dizem, é a visão deles, eu tenho que respeitar, até mesmo como uma questão de sobrevivência.  
     Agora existe uma coisa que eu não suporto e é essa, a falta de tolerância e imposição de costumes, exemplo, existe um grupo que não costuma fazer algo, e existe outro grupo que costuma fazer aquilo que o anterior não faz, e o segundo grupo quer impor seu costume no primeiro, por se acharem melhores no modo de viver. Isso não existe! Isso se chama etnocentrismo, é um crime contra a sabedoria popular, nenhuma cultura é maior que a outra, nem um costume é melhor que o outro, isso tudo é estúpido.
    Tão estúpido que com todos os avanços que ocorrem no mundo o etnocentrismo continua ocorrendo. 
    Mas eu ainda acredito que um dia as diferenças serão toleradas e respeitadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário